sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Uma breve história da geekice e suas conquistas

Há basicamente dois modos de preservar a espécie:
- Sendo um macho/femea alfa dominante com genes overpower e fazendo séquisso sem camisinha com outros do mesmo tipo até você ter uma milicia pessoal de descendentes.(eu disse preservar a espécie, não o planeta)
Nesse primeiro tipo estão incluidos os vikings, os espartanos, os funkeiros, os playboys e etc.
Não se iluda pela 13ª vez, esses são vikings do primeiro tipo.
Esses estão mais pro segundo tipo, descrito abaixo.

- Dedicando sua vida a jogar RPG e assistir animes e Star Trek desenvolver novas tecnologias que permitam ao ser humano reinar soberano no planeta.
Nesse segundo tipo estão enqüadrados aqueles seres geralmente descartados pela seleção natural por terem espinhas demais para atrair espécimes do sexo oposto. Sim, os geeks!

Não, não é um antro de geeks

As conquistas dos geeks vem de muito tempo atrás, muito mesmo. Quando mindfucks eram desenhados em paredes de cavernas e você cagava rochas quando via. Ou você acha que foi um guerreiro que pensou que a pele dos mamutes poderia servir outro propósito que não fosse ser comida? Ou que um guerreiro decidiu por uma pedra afiada na ponta de um pau para poder caçar mamutes? Ou que um outro guerreiro que achou que esfregando duas pedrinhas perto de gravetos alguma coisa ia explodir? Não amigiuinhos, foram os geeks das cavernas que inventaram o vestuário, as lanças e o manuseio do fogo.

Conseguimos o fogo? Agora vamos tentar os binômios de Newton, a relatividade e a bomba atômica gente!

Anos e anos se passaram então. A era do gelo acabou, o homem de Neanderthal foi extinto e com ele se perderam os binômios de Newton, a relatividade e a bomba atômica(não por muito tempo). Agora estamos no mundo antigo, onde os intelectuais gregos ouviam Raul Seixas e brisavam filosofavam incessantemente sobre questões políticas e existenciais.
É nesse período que aparecem os primeiros geeks que odiamos conhecemos atualmente.Platão, Aristóteles, Pitágoras, Péricles, Alexandre e tantos outros.

Mamãe, derrotei os Sírios, os Persas e os Egípcios antes de chegar nas Future Tech!

Na Grécia Antiga os geeks adquiriram preocupações muito mais espirituais, se dedicando a encontrar o sistema político perfeito, definir a origem do seu fracasso com as mulheres e fundar escolas secretas pra jogar RPG criar conceitos matemáticos bizarros que explicassem o sentido da vida, do universo e tudo mais(infelizmente o sistema numérico grego acabava no 41, portanto nunca chegaram numa conclusão concreta quanto a isso).

Pítagoras: 1d4 moedas de our... Digo, a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.


Símbolo da escola pitagórica, agora você sabe porque todo mundo acha que D&D é do diabo.

Entretanto nada que é bom dura pra sempre, e a Grécia antiga foi pro saco. A nossa próxima parada seria o império romano, mas além de eu estar com uma puta preguiça basta esclarecer que no começo os romanos pagavam pau pros gregos e depois pros cristãos. Vamos à idade média.

A idade média foi um período negro, a igreja dominava todo o mundo e com toda sua sabedoria proibiu os estudos de física e matemática, pra alegria dos machos/femeas alfa dominante. Nesse tempo os geeks não podiam nem jogar RPG pelos princípios estatísticos empregados nos jogos, por isso se dedicavam a escrever aventuras e criar compêndios de equipamentos mágicos ou monstros que mais tarde viriam a ser utilizados por nós no futuro.

Uma das grandes conquistas dos geeks da idade média, os dragões.

Mas nem tudo que é ruim dura pra sempre, e o poder da igreja começou a decair, abrindo espaço para a volta dos estudos físicos/matemáticos. Dessa vez as principais preocupações estavam relacionadas com o céu. Era necessário estudar cuidadosamente a posição dos planetas, satélites e estrelas e seu aspecto para determinar se poderia haver uma campanha de sci-fi neles ou não a posição da terra no universo e classificar os vários tipos de corpos celestes existentes.
Dentre estes estudiosos se destaca Galileu Galilei, que tunou os telescópios da época para fazer descobertas incríveis.

"Eu te disse que a calcinha da vizinha era vermelha! Agora passa os cinco mangos pra cá filho."

Não muito tempo depois todas essas descobertas levaram à uma febre de boardgames sobre exploração marítima e batalhas épicas no mar. Algo como um Star Trek marinho onde os geeks tentavam descobrir novas vidas e civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve.

Screenshot de jogo datado do século XV

Não demorou muito até alguém querer uma versão live-action dos famosos jogos de tabuleiro, então um bando de geeks portugueses(sim, existe vida inteligente lá!) decidiu criar uma escolinha à grega para criar bonecos em escala real, definir regras e mapas de viagem. O resultado das aventuras em live-action foi o desenvolvimento do Age of Empires III.

Bloom shading, um dos avanços dos geeks nativos da américa que foi "amigavelmente incorporado" pelos europeus.


Dai pra frente foi tudo farra, brotavam físicos até de baixo da terra, as tecnologias evoluiam rapidamente, as crianças sofriam cada vez mais nas aulas de ciências exatas; a única coisa que permaneceu foi a má sorte dos geeks com as mulheres.
E lá pelo século XIV aparece o primeiro programador desse mundo, o vanguardista das tendências geek que seriam as mais populares até os dias atuais. Perai, eu disse O primeirO programador? Não, é A primeirA programadorA.
Sim, Ada Lovelace, filha do poeta mais influente do byronismo(te dou um doce se acertar o nome dele) é considerada a primeira programadora do mundo.

"Caguem tijolos! Eu sou foda e não tenho bolas!"
E sim, além de ser a primeira programadora Ada era gatxenha, comparecia em diversos bailes e arrazava corações nos embalos de sábado à noite. Apesar de tudo é dito que mesmo depois de casada ela não abandonou a paixão pela matemática, o que deve ter rendido ao seu esposo muitas noites de "hoje não querido, tá compilando".

Eu poderia ficar o resto do dia inteiro aqui escrevendo sobre os grandes geeks que vieram depois, mas considerando que há 5 para cada pokémon existente, bem, vamos passar mais rapidamente pelo século XX.
O século XX começou frustrante para os jogadores de FPS, a WWI foi uma camperagem infernal. Mas grandes inovações surgiram: os tanques, os snipers, a artilharia de looooooonga distância, as submetralhadoras, a marcha interrupta etc e tal.

"Vamo vê se isso não faz os alemães saírem das trincheiras."

Não muito tempo depois todas essas inovações culminaram no evento histórico mais surrado, explorado, utilizado, desgastado por game developpers e flammers da usenet: a WWII.
Foi durante a 2ª guerra que tivemos clássicos como: Axis & Allies, Day of Defeat, Call of Duty, Battlefield 1942... Digo, submetralhadoras thompson(aka tommy gun), B25,Sgt44, Enola gay, bombas atômicas holocausto, Hitler, Normandia etc, etc e etc.

Hitler, a solução final para toda discussão virtual quase perdida.

Logo após veio a guerra fria, que nada mais foi do que uma competição para ver que superpotência geek conseguia construir um carro que atraisse e carregasse mais cocotas e as levasse o mais longe possível. Óbvio que os geeks que participaram no processo ficaram tão entretidos com a física envolvida e com o advento dos computadores que não se importaram com a reprodução da espécie naquele momento.
Para quem vivia no lado capitalista, rico e foderoso da força esse período foi maravilhoso, a única coisa que podia lhe faltar para uma vida feliz eram as AK-47. De resto os estadunidenses tinham comida rica em nutrientes, computadores pessoais e até um protótipo de internet.
Foi pelo fim desse período, entre a década de 80 e 90, que o modo de vida nerd ganhou (má)fama e o esteriótipo clássico foi di(famado)vulgado amplamente por aí.

A imagem clássica de nerds. E o pior: não é invenção de espiões soviéticos tentando difamar as mentes brilhantes dos jovens capitalistas.

E agora, depois de mais de 30.000 anos de viagem, desde os homens de Neandertal que descobriram o binômio de Newton até os geeks que (ainda) não faziam sucesso com as mulheres; estão prontos para ver as maravilhas da cultura geek no século XXI? Ótimo, ai vai:













Naruto

Cosplays maravilhosos

Esse que vos fala

Windows Vista


Mas nem tudo estava perdido para a nova geração. Há um meme para tudo isso compensar:

Mighty facepalm
(versão gigantesca)



3 comentários:

Victor Hugo disse...

Faltaram algumas conquistas geeks de primeira, tipo, espremedores de frutas à laser, trigonometria e estrelas da morte!

Anônimo disse...

LINUX!!!!

Dandi disse...

estou sensibilizada, está de parabéns pela descrição do geek ao longo dos anos. A inspiração é tamanha que espero em breve fazer a minha....