segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O metal segundo os instrumentos

Nota: argh, algumas imagens estão gigantescas para o layout do blog, já vejo o que consigo fazer a respeito
Nota2: pronto, agora só uma está indo pra fora da área de postagem, mas o que eu queria mostrar está dentro então tanto faz.

Ah, o metal! Há muito a ser feito por aquele que deseja entender profundamente esse maravilhoso gênero musical. A questão dos cabelos, da maquiagem, do vestuário, das coreografias nada convencionais(principalmente quando envolvem espadas e machados), enfim, o metal!
ps.: como o metal era em seu início quase um com as bandas de rock clássico algumas serão utilizadas nesse post, apesar de não serem própriamente bandas de metal.

Imaginem o quanto não se pode aprender com eles


Mas por ora vamos nos limitar aos instrumentos. Sim, independente do gênero de metal há inúmeras caracteristicas que a maioria dos músicos compartilham aparentemente devido a tocarem o mesmo instrumento.
Antes revisemos a estrutura básica das bandas de metal: Vocal, guitarra solo, guitarra base, baixo, bateria e teclado(opcional)
Van canto, tenho a impressão de que eles esqueceram de alguns
instrumentos da estrutura básica... No donuts for them.


Vocalista: Junto com o guitarrista solo ele é o dono da banda. Ele poderia ficar pulando feito o baixista, mas ele não precisaria disso pra chamar a atenção(mesmo assim há quem faça para parecer mais gay animar o público), afinal ele tem o microfone. Basta falar algo nesse poderoso amplificador vocal para que a platéia vá ao delírio.
Ele também é quase sempre o mais vaidoso da turma, afinal não dá pra ficar cantando lá na frente com cara de baixista e vestido feito o batera, ser vocal no metal exige glamour!
E é nessa necessidade de glamour que muitos se perdem, o vocalista de uma banda é o que corre o maior risco de ser/se tornar gay/afeminado. Por acaso as bichonas mais po-de-rosas da cena do rock/metal são K. K. Downing e Brian May? Não, são Rob Halford e Freddie Mercury amiguinho.
Ser vocalista de metal é muito mais nobre que sacrificar sua garganta,
é sacrificar sua pose de macho.

Junto com seu visual estilo pavão o vocalista conta com altos papos e cantos à capella pra agradar o público. É comum estes gastarem mais tempo discursando sobre a turnê e o país onde o show atual está rolando e utilizando-se de hilários trocadilhos com nomes de músicas ("You know, São Paulo has a moon in the sky at night, and that's why we're gonna sing Night at the Moon!" *gritos frenéticos da platéia*) do que realmente cantando as músicas.Os à capella são geralmente feitos na intro ou no solo da música pra cortar o barato do guitarrista solo ("porra, só eu posso tocar essa parte!") e dar uma aula de canto gratuita pra galerë subdesenvolvida de 3º mundo.

Guitarrista solo: o guitarrista solo é a alma da banda, ao menos na cabeça dele. Ele não toca a guitarra, ela que canta pra ele; a platéia não está lá pra ver a banda, está lá pra ver ele; deus não fez o homem imagem e semelhança de deus, fez imagem e semelhança dele(e diga-se de passagem, muito porcamente, ele mesmo poderia ter feito melhor).
Junto com o vocalista ele tem o privilégio de não precisar fazer coreografias ridiculas para ser notado. Ah, mas tendo um cabelo tão bonito e sedoso quem resistiria a tentação de ficar balançando-o tão frenéticamente pelo ar enquanto toca o solo mais poderoso do mundo(óbviamente uma composição própria)?
Também junto com os vocalistas os guitarristas solo são os que mais cuidam do visual, não pra agradar o público(assim fosse o guitarrista provavelmente diria que a melhor opção é tocar pelado), mas sim para amplificar seu ego além dos limites da imaginação humana.

Não, não é o Legolas, é um guitarrista solo.

É claro que alguns cabelos são imunes à progressivas, hidratações, permanentes e o escambau, nesse caso se obtém um outro tipo de guitarrista solo comum, aquele de cabelo armado que compensa a falta de beleza capilar com roupitchas e instrumentos legais(ps.: mas jamais pense que ele vá concordar que o cabelo dele é feio).

Não, não é um esfregão. É um aprendiz de guitarrista solo.

Portanto, junto com o vocalista o guitarrista solo forma a pedra fundamental da banda, a parte que converge todo o público numa épica sinfônia de adrenalina. Amém.

Guitarrista base: é provavelmente o mais modesto da banda. Só cuida do visual porque quer, toca porque acha legal, chacoalha a cabeça porque acha legal e não se importa se o guitarrista solo toca todas as partes legais da música, pra ele é legal ficar tocando power chords frenéticamente.
De vez em quando o guitarrista solo cede um ou outro riff, que ele toca com carinho, ou um espaço na frente do palco, que ele também aproveita com moderação.
A felicidade dele vem de saber que querendo aparecer ou não ele é importante pra dar peso ao som da banda e principalmente que no fim do show ele vai encontrar um contracheque e uma groupie seminua com uma garrafa de conhaque nas mãos.
As vezes esses nobres Budas são até mais participativos que o guitarrista solo, compoem as melhores letras, tem o melhor backing vocal ou até mesmo tocam melhor. Mas quem precisa saber disso? Quem precisa de uma multidão de fãs fanáticos? Não ele.

Um guitarrista base aproveitando seu momento de glória.
Ele sabe que pulando feito uma galinha ou não, irão ter fotos dele.

É comum algumas bandas terem um guitarrista que faz os dois papéis ou dois guitarristas que alternam os papéis, nesse caso torna-se imprevisível o comportamento deste(s), pode ser que seja modesto, pode ser que seja egocêntrico. Pode ser que o que toca mais solos seja egocêntrico e frituoso, pode ser que não...

Baterista: o baterista não é necessariamente tão modesto quanto o guitarrista base, ele só não pode aparecer tanto, afinal escolheu tocar um instrumento que o obriga a ficar sentado num banquinho atrás de tambores enormes.
Não se iluda, há 3 bateristas e 25 ninjas nessa foto.

Geralmente estes são obrigados a serem os menos tr00 da banda. Ficar sentado num banquinho mechendo os braços e pernas frenéticamente por duas horas com roupas de couro não é nada confortável. Alguns não tem vergonha disso e vão totalmente orgulhosos vestidos pro show como se estivessem indo pra praia, regata, bermudão e pés descalços.
Mas não se engane companheiro, o baterista é quase sempre o que tem mais cara de mal na banda inteira, e quando ele quer ele sabe aparecer. Ele sabe que até no metal ninguém resiste a um bate forte o tambor, e ele também sabe que o som de seu instrumento é alto pra cacete. Basta o guitarrista solo e o vocalista baixarem a guarda para ele começar a fazer malabarismos com as baquetas enquanto toca num ritmo contagiante e rouba a cena.

Baixista: primeiramente devo esclarecer aqui que aquela guitarra de quatro cordas que você geralmente vê na verdade se chama baixo, e que se você disser a um baixista que um baixo é uma guitarra de quatro cordas é melhor que você esteja armado com um instrumento que faça som(aka uma guitarra de verdade).
Enfim, sabem aquele som profundo e grave que você geralmente ouve nas suas músicas? Eu também não, mas diz a lenda que esse som existe e vem do baixo.
Como podem perceber o baixo é o instrumento com o som mais... ahn... baixo. Como poucos guitarristas/vocalistas dão espaço para solos/riffs de baixo a função dele acaba sendo dar "suporte" no ritmo da música e fazer o som da guitarra/voz do vocalista parecer menos agudo e estridente. Logo, a função do som do baixo é não ser percebido, e o bom baixista é aquele que faz parecer que é o vocalista/guitarrista solo que toca bem.
Mas os baixistas não são guitarristas base, eles não se contentam somente em fazer o bem da banda, eles precisam de atenção. É por isso que ao longo dos milênios estes desenvolveram adaptações naturais e técnicas complexas para conseguirem ser vistos no palco.
Por seleção natural os baixistas são geralmente altos, tão altos que a iluminação do show pode ser colocada nos mamilos deles(eles geralmente também usam holofotes na cabeça, mas o propósito desses é sinalização aérea mesmo). Isso faz com que os baixistas sejam os únicos objetos que podem ser vistos do espaço(não se deixe enganar, a muralha da China é uma estátua de um baixista, deitado, bem sucedido na arte de aparecer pro público)

Amplificadores? Aquilo lá atrás são prédios!

Por serem também magros os baixistas são extremamente ágeis, é assim que eles atacam. Sempre que o guitarrista solo começa a olhar pra baixo(não pra ver a guitarra, ele não precisa ver para tocar, é para admirar seu órgão fálico mesmo) eles se deslocam como velocirraptores famintos para frente do palco, chacoalham a cabeça, pulam, tem uma epilepsia, berram "filma eu Galvão" e voltam discretamente para o fundo do palco assim que o guitarrista solo termina sua sessão de autofelação.
É assim que os baixistas garantem que apesar de não serem ouvidos, serão lembrados e também terão groupies com garrafas de conhaque depois do show.

Como vemos, as bandas de metal são uma grande luta por atenção travada contra o guitarrista solo. O vocalista sabe que só vai lucrar sendo amiguinho dele, o guitarrista base tem equipamento pra lutar de igual pra igual mas não se importa, o baterista tenta em vão atacar o guitarrista solo de frente, e o baixista aproveita quando o guitarrista solo não esta prestanto atenção. Portanto, não há ninguém que bata o guitarrista solo em termos de ego e auto promoção... Mas perai, o que foi esse barulho?


O tecladista: eis que chega uma alma capaz de roubar a atenção do guitarrista solo :O
Enquanto é geralmente restrito às bandas de melódico o teclado é um potente adversário, mesmo quando restrito à fazer o "ambiente" da música o tecladista consegue com sua técnica e virtuosismo ser notado, e é comum em algumas bandas de progressivo que ocorram duelos durante os solos entre as duas potências do attention whore.
Herdando a veia erudita de seus antepassados pianistas o tecladista é capaz de decifrar mensagens que nenhum guitarrista solo nesse mundo jamais foi capaz de ler: partituras. Com estes pergaminhos de conhecimento antigo os tecladistas elevam seu potencial para níveis que desafiam a soberania da guitarra.
Com seus inúmeros sintetizadores o tecladista também tem a superioridade de efeitos psicodélicos e nonsense sobre os pedais do guitarrista, mais um ponto pra ele.
Mas é a vantagem numérica que deu a possibilidade de um tecladista um dia vencer o tirano das seis cordas. Enquanto há por ai até guitarras de três braços, bem...

Não se iluda novamente. Há 251 teclados, 3 tecladistas,
42 ninjas, 36 casais de lésbicas e 20 elefantes nessa foto

Sim, com meia duzia ou mais de teclados, dezenas de sintetizadores, o conhecimento das partituras e mãos ágeis o tecladista finalmente conseguiu subjugar não só o guitarrista solo como todo o resto da banda, se duvidam vejam Rick Wakeman tocando alguma coisa ao vivo.
Mas como nosso ilustre companheiro conseguirá aparecer na frente do palco quando fica cercado nesse chiqueirinho de teclados? Isso tornaria o tecladista uma força invisivel e sobrenatural que apesar de ser maior que o guitarrista não pode ser vista.
Assim era até os anos 80, quando através de engenharia reversa um grupo de tecladistas soviéticos desenvolveram o keytar!

Tecnologia comunista + destreza capitalista =
um instrumento ridiculo, mas que tem poder

Apesar de te fazer parecer um babaca e de ter menos teclas que um teclado convencional o keytar adicionou mobilidade ao tecladista, tornando-o uma máquina de chamar atenção. Morram guitarristas solo!

Bem, é isso. Fim de post.



6 comentários:

Anônimo disse...

u.u

nunca um tecladista ira superar um guitarrista solo, NUNCA!

Brian disse...

Eu já disse, vê o Rick Wakeman tocando num show. Dá pra pensar que o guitarrista dele tá tocando um baixo de 6 cordas...

Zanes disse...

Belo post :D
anyway, tecladistas chutam bundas

aliás, tem uns baixistas bem rox por ai, tiop o do Black Label Society, que até inventou um estilo próprio de headbang. o:

Anônimo disse...

hahaah sou vocalista, mas não sou fresco HAHAHA

Anônimo disse...

Você é débil!

Anônimo disse...

Você deve ser um excelente guitarrista pra falar de quem não conhece é?
Antes de sair escrevendo qualquer coisa vai fazer algo de util...